O presidente americano, Barack Obama, assinará na próxima segunda-feira uma ordem executiva anulando as restrições impostas pelo governo de George W. Bush ao financiamento federal de pesquisas científicas com células tronco embrionárias, informou uma fonte da Casa Branca nesta sexta-feira.

Os termos exatos do decreto não foram divulgados pela fonte, que pediu o anonimato, mas devem corresponder às promessas de campanha de Obama a respeito deste tema, ou seja: retomar o financiamento público da pesquisa com células tronco embrionárias.

O presidente assinará o decreto em uma cerimônia na Casa Branca na próxima segunda-feira, num gesto que deve agradar lobistas e cientistas, que há anos lutam contra a política draconiana imposta por Bush na área científica.

As células tronco são a fonte de todos os tecidos e órgãos do corpo e tem um enorme potencial para curar ou tratar enfermidades porque podem se transformar em qualquer célula do corpo para substituir células doentes ou danificadas.

Para obter as células tronco embrionárias, é necessário destruir o embrião, o que muitos consideram um atentado à vida.

Diante deste conflito ético, Bush firmou no início de seu governo um decreto proibindo o financiamento federal de pesquisas com células tronco embrionárias.

col/ap/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.