Obama vai ao Congresso defender pacote econômico

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá na terça-feira ao Congresso para pressionar pela aprovação de um pacote fiscal de US$ 825 bilhões, essencial para evitar o agravamento da recessão.

Reuters |

Uma semana depois de tomar posse, Obama enfrenta uma crise econômica que já é a pior em sete décadas e parece piorar a cada dia. Empresas com a Caterpillar, que fabrica maquinário pesado, estão anunciando milhares de demissões, e os indicadores dos setores imobiliário e financeiro também são sombrios.

Mas a reunião de Obama com os parlamentares ocorre depois de uma vitória do presidente na frente econômica: a confirmação de Timothy Geithner como seu secretário de Tesouro, que chegou a estar ameaçada devido a irregularidades tributárias do indicado.

Com a equipe econômica completa, Obama espera conseguir a aprovação do plano econômico até meados de fevereiro.

É raro que um presidente vá ao Congresso discutir propostas. George W. Bush, por exemplo, preferia mandar assessores e, às vezes, seu vice, Dick Cheney. Nos EUA, o vice-presidente exerce a função de presidente do Senado em caso de empate.

Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca, disse que os encontros de Obama com senadores e deputados devem ser vistos menos como sessões de negociação e mais como uma troca de dados.

"Ele também quer ouvir as ideias deles. Se houver boas ideias --e acho que ele pressupõe que haverá--, vamos examiná-las", disse Gibbs a jornalistas.

A Câmara pode começar a debater na terça-feira o pacote, mas eventuais votações só devem ocorrer a partir de quarta-feira.

Embora haja amplo consenso no Congresso, dominado pelos democratas, sobre a necessidade de estimular a economia, os republicanos e alguns democratas veem com receio o enorme custo do pacote, num momento em que os déficits públicos dos EUA já devem atingir a casa dos trilhões de dólares.

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG