Obama vai à China em novembro, diz embaixador

O presidente americano, Barack Obama, fará sua primeira visita presidencial à China em novembro para estreitar laços entre os Estados Unidos e o país asiático, informou o embaixador americano em Pequim, Jon Huntsman.

BBC Brasil |

"Até o fim do ano, quando o presidente terá conversado com os líderes chineses, eu estou esperançoso de que as relações entre China e Estados Unidos serão mais fortes do que nunca", disse Huntsman antes de chegar a Pequim na sexta-feira.

A Casa Branca anunciou em abril que Obama havia aceitado um convite do presidente chinês, Hu Jintao, para visitar o país na segunda metade de 2009. Mas esta é a primeira vez que um dos lados indica o mês da viagem.

O embaixador não revelou as datas em que Obama estará na China, mas é possível que a visita ocorra em meados do mês para que o líder americano possa comparecer ao Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que acontece nos dias 15 e 15 de novembro em Cingapura.

Interesses em comum

Huntsman, que foi aprovado por unanimidade no início do mês pelo senado americano para exercer o cargo de embaixador em Pequim, qualificou as relações entre China e EUA como "as mais importantes do mundo".

Além da relação econômica e comercial, Estados Unidos e China precisam se concentrar em uma série de questões, como energia e clima, economia global e segurança regional, disse o diplomata.

Em outubro de 2008, a China suspendeu temporariamente trocas militares com os EUA, depois que o país negociou com Taiwan a venda de armas no valor de US$ 6,5 bilhões. A ilha é um território chinês considerado por Pequim como "uma província rebelde". Os dois lados vivem em tensão permanente.

O embaixador americano ainda salientou que Estados Unidos e China devem trabalhar juntos na questão nuclear no Irã e na Coreia do Norte e que os EUA deverão procurar a cooperação chinesa na guerra com o Afeganistão.

"Nunca houve um período mais importante para que os EUA e a China se unam e descubram seus interesses em comum".

Leia mais sobre Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG