Obama tentará reduzir déficit à metade até 2013, diz jornal

Washington, 22 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentará ao Congresso esta semana uma proposta orçamentária que busca reduzir à metade o déficit até 2013, informou hoje o jornal Washington Post.

EFE |

A proposta que Obama apresentará ao Congresso na próxima quinta-feira inclui um aumento nos impostos para as empresas e os ricos, além da redução nos gastos com os conflitos no Iraque e no Afeganistão, segundo funcionários do Governo citados pelo jornal.

O resumo da proposta abordará a crise econômica atual, assim como o já elevado déficit nacional, aumentado pelo plano de estímulo de US$ 787 bilhões aprovado na terça-feira passada e pelo resgate financeiro de Wall Street.

Funcionários do Governo disseram que a proposta de Obama tem como propósito responder aos problemas orçamentários a curto prazo, assim como o desequilíbrio crônico no orçamento, mediante uma redução nos programas federais de cobertura médica para os pobres e idosos.

O líder americano aproveitará a ocasião para pressionar outras prioridades legislativas de seu Governo e que fizeram parte de suas promessas eleitorais, incluindo mudanças nas políticas ambientais e a expansão da cobertura médica, segundo o "Post".

EFE ++mp++/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG