O candidato democrata Barack Obama tem uma vantagem de oito pontos percentuais sobre seu adversário republicano John McCain (48% contra 44%), segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela rede de televisão CBS.

Esta pesquisa é a primeira realizada desde que os dois candidatos revelaram os nomes de seus companheiros de chapa.

Antes da convenção democrata, Obama tinha 3 pontos de vantagem sobre McCain.

Segundo o estudo, 71% das pessoas entrevistadas afirmaram ter acompanhado na televisão a convenção democrata, que aconteceu na semana passada em Denver (Colorado, oeste dos EUA). A convenção republicana começou nesta segunda-feira em Saint Paul (Minnesota, norte) com uma programação perturbada pelo furacão Gustav, que chegou pela manhã às costas da Louisiana (sul). A maioria das redes de TV americanas dava muito mais ênfase ao furacão do que à convenção republicana.

Segundo a pesquisa, Obama tem agora o apoio de mais eleitores independentes. Antes da convenção democrata, McCain tinha 12 pontos de vantagem sobre Obama entre os independentes. Agora, o senador de Illinois tem seis pontos de vantagem sobre McCain entre estes eleitores (43% contra 37%). O candidato democrata também está em vantagem entre as mulheres (50% contra 36% para McCain).

De acordo com a mesma pesquisa, 67% dos eleitores de Obama se dizem entusiasmados com seu candidato, enquanto apenas 15% dos eleitores republicanos dizem o mesmo de McCain.

A pesquisa foi realizada com 875 pessoas entre os dias 29 e 31 de agosto. A margem de erro é de mais ou menos 3%.

aje/yw

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.