O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta sexta-feira para seu par chinês, Hu Jintao, informou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.



"O presidente ligou e conversou com o presidente Hu Jintao, da China", disse Gibbs.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou a seu colega chinês, Hu Jintao, o desejo de desenvolver relações "mais positivas e construtivas", e insistiu na necessidade de corrigir os desequilíbrios comerciais, anunciou a Casa Branca.

Em sua primeira conversa telefônica desde a posse de Obama, em 20 de janeiro, os dois dirigentes também concordaram em cooperar sobre grandes temas internacionais, como os programas nucleares do Irã e da Coreia do Norte e o aquecimento global, declarou o porta-voz de Obama, Robert Gibbs, em comunicado.

A ligação se seguiu às críticas das políticas atuais da China pelo presidente vice-presidente Joe Biden, do secretário do Tesouro Timothy Geithner. A China censurou parte do discurso de posse de Obama, que estava sendo transmitido ao vivo, quando o presidente falou sobre a luta dos Estados Unidos contra o comunismo.

Em seus primeiros dias na Casa Branca, Obama já havia ligado para outros líderes mudiais, dentre eles o do Reino Unido, Brasil, Canadá, Arábia Saudita, Rússia, França, Alemanha e Japão.

Leia mais sobre Obama

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.