Obama telefona para Blair e premier iraquiano

Washington, 3 dez (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, falou hoje por telefone com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, e com o ex-premier do Reino Unido Tony Blair.

EFE |

O porta-voz de Obama, Nick Shapiro, informou hoje que as ligações foram feitas para agradecer aos bons desejos expressados pelos líderes após a vitória do democrata nas eleições de 4 de novembro.

Obama falou também com os primeiros-ministros da Dinamarca, Anders Fogh Rasmussen, da Holanda, Jan Peter Balkenende, e da Grécia, Kostas Karamanlis.

O presidente eleito deve conversas, além disso, com os emires do Kuwait, o xeque Ahmad al-Jaber al-Sabah, e do Catar, o xeque Hamad bin Khalifa al-Thani.

A ligação para Blair se deveu à presença do representante dos mediadores no processo de paz para o Oriente Médio em solo americano, informou Shapiro.

A conversa telefônica com o primeiro-ministro iraquiano acontece depois que na semana passada o Parlamento do país árabe desse sinal verde finalmente ao acordo entre Washington e Bagdá que prevê a permanência das tropas americanas no Iraque até 2011.

Durante a campanha eleitoral, Obama defendeu uma retirada gradual do Iraque em 16 meses. EFE mv/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG