Obama segue tradição e se reúne com presidente mexicano antes da posse

Washington, 8 jan (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá na segunda-feira com o líder mexicano, Felipe Calderón, para tratar de questões como a segurança regional e imigração, informaram hoje à Agência Efe fontes da equipe de transição.

EFE |

O encontro obedece a uma tradição na política americana que data de 1980, segundo a qual os presidentes eleitos dos EUA se reúnem com os governantes mexicanos antes da posse.

A reunião, que ocorrerá no Instituto Cultural do México em Washington, será a primeira de Obama com um chefe de Estado desde que venceu as eleições presidenciais de 4 de novembro.

"Tratarão de assuntos como a segurança regional, a economia, a imigração e outras questões de interesse mútuo na relação bilateral", disse um porta-voz da equipe de transição.

A fonte acrescentou que não está prevista uma entrevista coletiva de ambos, mas destacou que será permitida a entrada de fotógrafos no início da reunião e que os dois "possivelmente devem fazer algumas declarações".

Em comunicado, a Presidência mexicana confirmou que Calderón viajará em 12 de janeiro a Washington para manter um primeiro encontro de trabalho com Obama, no qual conversarão sobre "os principais temas da agenda bilateral e assuntos de relevância regional e mundial".

Do lado americano, participarão do encontro com Calderón o novo chefe de Gabinete, o ex-legislador democrata Rahm Emanuel, e o futuro chefe do Conselho de Segurança Nacional, o general James Jones.

O governante mexicano tem programadas reuniões com os líderes do Congresso americano, tanto do Partido Democrata como do Republicano, e com funcionários e especialistas do âmbito econômico para analisar a situação financeira internacional. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG