Obama se reunirá com Putin em sua 1ª visita à Rússia

MOSCOU - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, em sua primeira visita oficial ao país, anunciou nesta quinta-feira um porta-voz do overno russo.

EFE |

"A reunião acontecerá em 7 de julho. Certamente, será um café da manhã de trabalho de uma hora ou uma hora e meia, suficiente para um primeiro encontro", disse Dmitri Peskov, porta-voz do governo, à emissora de rádio "Eco de Moscou".

Peskov disse que o encontro será uma reunião na qual haverá "contatos com os assessores mais próximos" de ambos.

"O primeiro-ministro tem a primeira oportunidade de conhecer pessoalmente o atual presidente americano. Podemos supor que Obama também se interessa em conhecer Putin", disse.

As conversas se centrarão nos assuntos administrados pelo chefe do Executivo, ou seja, a cooperação econômica, comercial e humanitária.

"As trocas comerciais estão muito longe de responder ao potencial de ambos os países. Os investimentos também estão claramente muito longe do que deveriam. Se pegarmos os investimentos americanos acumulados na Rússia, em torno de US$ 8,5 bilhões, são insignificantes", disse.

Putin também quer abordar com Obama a possibilidade de modificar uma emenda que impõe à Rússia restrições comerciais há várias décadas.

"Se quisermos reiniciar as relações, sem dúvida alguma, não podemos evitar esses temas. Putin quer compartilhar sua visão das relações russo-americanos na atual etapa", disse.

Leia mais sobre Rússia

    Leia tudo sobre: putinrússia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG