Obama se reunirá com presidentes dos países da Unasul

Rio de Janeiro, 15 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, solicitou uma reunião com os presidentes dos países da União de Nações Sul-americanas (Unasul), que inicialmente está prevista para o próximo sábado, em Trinidad e Tobago, informaram hoje fontes oficiais brasileiras.

EFE |

O desejo de Obama foi transmitido à presidente do Chile, Michelle Bachelet, cujo país está atualmente na Presidência da Unasul e que está realizando consultas com os outros governantes do bloco para dar uma resposta, disse aos jornalistas o assessor especial de Relações Internacionais da Presidência brasileira, Marco Aurélio Garcia.

"A reunião com Obama é com todos os presidentes da Unasul. (O presidente) Lula disse que estava de acordo e, a princípio, o encontro está confirmado para o sábado em Trinidad e Tobago, mas Bachelet continua fazendo consultas com outros presidentes", disse Garcia.

De acordo com o assessor, Lula pretende aproveitar essa reunião paralela à Cúpula das Américas para expressar a Obama o desejo dos países sul-americanos de que Cuba volte a fazer parte dos mecanismos continentais de integração.

A posição brasileira sobre Cuba foi discutida hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, que chegou ontem à noite ao Rio de Janeiro para participar da quarta edição latino-americana do Fórum Econômico Mundial.

"Lula reiterou (na reunião com Uribe) a importância que o tema de Cuba terá na Cúpula das Américas. Afirmou que, evidentemente, não se trata de criar um mal-estar aos Estados Unidos, mas que também não se pode deixar passar o fato de que a ausência de Cuba em uma reunião dessas é uma anomalia que tem que ser corrigida", disse Garcia.

Segundo García, apesar de não estar na agenda da cúpula e independente da vontade de um ou outro presidente, o assunto de Cuba será abordado em Trinidad e Tobago, assim como será discutida a crise mundial, que também não está na pauta. EFE cm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG