Obama se reunirá com chefes de Estado-Maior no Pentágono

Washington, 27 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá amanhã com os chefes de Estado-Maior das Forças Armadas no Pentágono para discutir a situação no Iraque e Afeganistão.

EFE |

O secretário de Defesa, Robert Gates, disse hoje no Capitólio que Obama "terá a oportunidade de ouvir diretamente dos comandantes (do Exército) o que podem conseguir e quais são os riscos das diferentes opções".

Gates, o único secretário do Gabinete do líder George W. Bush que permaneceu em seu cargo com Obama, também estará presente na reunião, que será a primeira visita do novo presidente no Pentágono desde sua chegada ao poder, há uma semana.

A Casa Branca explicou que este encontro faz parte de uma série de reuniões com o objetivo de fornecer uma visão completa da situação nos conflitos no Iraque e Afeganistão e do estado das Forças Armadas.

Em seu primeiro dia de trabalho como presidente, na quarta-feira passada, Obama se reuniu na Casa Branca com Gates e com os comandantes militares responsáveis pela operação no Iraque, para uma primeira avaliação da situação no país árabe.

Entre os presentes estavam o líder do Comando Central, o general David Petraeus, e o chefe da Junta de Estado-Maior, o almirante Mike Mullen.

Nessa reunião, Obama pediu aos comandantes que lhe apresentem planos para uma saída gradual do Iraque.

Em seu discurso de posse na terça-feira passada, o novo presidente prometeu que durante seu mandato começaria a retirada "de modo responsável" do país árabe. EFE mv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG