Obama se reúne hoje com equipe de Segurança Nacional

Washington, 15 dez (EFE) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá hoje pela primeira vez com a equipe de Segurança Nacional, com a qual abordará assuntos de política interna e externa antes de dar uma entrevista coletiva sobre sua estratégia energética e ambiental.

EFE |

Esta reunião será a primeira de uma série de encontros que Obama manterá nas próximas semanas com seu Conselho de Segurança Nacional antes de tomar posse do cargo, no dia 20 de janeiro.

O objetivo do presidente eleito é estar preparado desde o primeiro dia de mandato para enfrentar dois conflitos e outros grandes desafios, destacou a rede de televisão "CNN".

O encontro acontece pouco depois dos atentados terroristas de Mumbai e quando as negociações para a desnuclearização da Coréia do Norte e do Irã se encontram estagnadas.

Da reunião participarão o vice-presidente, Joe Biden, a futura secretária de Estado, Hillary Clinton, o secretário de Defesa, Robert Gates, o recém nomeado procurador-geral, Eric Holder, a próxima secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, e o chefe do Estado-Maior, almirante Mike Mullen.

Também estarão no encontro, que será realizado em Chicago, Susan Rice, que representará os EUA na ONU, Jim Jones, o conselheiro de segurança de Obama, o diretor nacional de Inteligência, Mike McConnell, o chefe de gabinete do presidente eleito, Rahm Emanuel, e Greg Craig, o futuro conselheiro da Casa Branca.

Após a reunião, Obama dará uma entrevista coletiva sobre sua política energética e ambiental na qual deve nomear oficialmente como secretário de Energia o prêmio Nobel de Física de 1997 Steven Chu.

Além disso, deve designar a ex-administradora da Agência de Proteção Ambiental (EPA, em inglês) Carol Browner coordenadora da política energética da Casa Branca, e colocar à frente de sua equipe de proteção do meio ambiente a vice-prefeita de Los Angeles, Nancy Sutley. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG