Obama se encontra com Netanyahu e Abbas na terça-feira

Por Jeff Mason WASHINGTON (Reuters) - O presidente norte-americano, Barack Obama, irá se encontrar na terça-feira com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para tratar da retomada da negociação de paz entre ambas as partes, informou a Casa Branca.

Reuters |

No entanto, uma autoridade palestina minimizou a declaração de Washington, dizendo que a reunião não é uma retomada de diálogo. "O encontro não significa uma negociação", disse um porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rdainah.

O encontro, o primeiro entre os três líderes, será em Nova York, nos EUA, onde acontece na próxima semana a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Obama se encontrará com cada líder separadamente antes da reunião conjunta, de acordo com um comunicado divulgado no sábado pelo porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

Na sexta-feira, a Casa Branca havia expressado cautela sobre a probabilidade de uma reunião dos três. Os responsáveis disseram que o evento ilustrava o compromisso pessoal do presidente Obama com a paz no Oriente Médio.

O enviado norte-americano à região, George Mitchell, acaba de terminar uma semana de visistas em missão diplomática ao Oriente Médio, mas sem muito o que mostrar como resultados dos esforços, pois Israel e os palestinos mantêm posições profundamente opostas na questão dos assentamentos judaicos.

(Reportagem adicional de Alastair Macdonald e Joseph Nasr em Jerusalém)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG