animado com avanços sobre paz entre palestinos e israelenses - Mundo - iG" /

Obama se diz animado com avanços sobre paz entre palestinos e israelenses

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se mostrou animado, nesta terça-feira, com alguns dos passos dados por palestinos e israelenses. Essas mudanças podem criar um clima que permita a retomada das negociações de paz e um avanço para um acordo integral definitivo.

EFE |


"Estou animado com algumas das coisas que estou vendo no terreno. Tudo isso está criando um clima no qual é possível ver alguns passos positivos e negociar, tomara, uma solução final" ao conflito, disse Obama à imprensa, após se reunir com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, na Casa Branca.

O presidente americano se referiu ao levantamento ocasional de postos de controle na Cisjordânia, à maior atividade econômica nesse território e às melhoras significativas registradas nas forças de segurança da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

No mesmo sentido, qualificou como um "movimento na direção adequada" o fato de o governo israelense não ter empreendido iniciativas para construir assentamentos nas colônias judaicas, à espera de alcançar um acordo com os Estados Unidos a respeito, como disse o ministro da Habitação israelense, Ariel Atias, nesta terça-feira.

O governo dos Estados Unidos exigiu que Israel coloque fim aos assentamentos judaicos em território palestino.

AP
Obama e Mubarack se encontram
no Salão Oval da Casa Branca
"Disse, desde o início, que todas as partes envolvidas tinham que dar alguns passos concretos para retomar negociações sérias a fim de resolver o que foi um conflito prolongado, que não é bom para os israelenses nem para seus vizinhos", disse Obama.

O presidente americano considerou que o governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, "levou as conversas conosco (sobre este assunto) muito a sério".

No entanto, Obama insistiu em que espera ver não somente sinais de Israel, mas também dos palestinos e dos vizinhos árabes em torno dos assuntos relacionados com a segurança e com a incitação à violência.

"Se todas as partes estiverem dispostas a romper a rotina na qual estamos atualmente, então acho que haverá uma oportunidade extraordinária para um progresso real", disse.

O líder dos EUA advertiu, no entanto, que ainda não se "chegou a este ponto".


Leia mais sobre Hosni Mubarak

    Leia tudo sobre: israelobamapalestinos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG