Obama sai fortalecido da cúpula, afirma Casa Branca

Port of Spain, 19 abr (EFE).- A 5ª Cúpula das Américas, que termina hoje em Port of Spain, foi um sucesso para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de acordo com a Casa Branca.

EFE |

Um funcionário da Casa Branca informou que, antes do começo da reunião, havia se falado muito sobre um possível confronto entre Obama e os líderes latino-americanos, mas "não vimos nada disso", assim como sobre o a questão mais polêmica, Cuba.

O clima geral das reuniões "geralmente foi notável, tanto pela cordialidade quanto pela atitude de cooperação" e as "perspectivas de colaboração", afirmou o alto funcionário.

Questionado sobre se considerava que a Cúpula tinha sido um êxito para o presidente americano, o funcionário destacou que achava que "sim".

Obama encerrará hoje a participação na cúpula de Port of Spain com uma entrevista na qual fará uma avaliação das conclusões da reunião.

No encontro, o líder americano foi bastante elogiado pelos aliados da América Latina após prometer uma "aliança de iguais" no continente e acenar com ofertas de cooperação em âmbitos como a luta contra a crise econômica ou contra a mudança climática.

Obama ofereceu também um "novo começo" nas relações com Cuba, após ter anunciado, esta semana, o levantamento das restrições às viagens e ao envio de remessas familiares à ilha.

Da mesma forma, disse estar disposto a iniciar um diálogo com o regime cubano sobre vários assuntos, desde os direitos humanos até imigração e economia, sempre e quando levar a resultados concretos.

Para isso, advertiu, Cuba tem que dar mostras de que também quer uma aproximação, como a libertação dos presos políticos ou o respeito à liberdade de imprensa ou de opinião, entre outras. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG