Obama renuncia a seu posto no Senado

Washington, 13 nov (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje que renuncia à sua cadeira no Senado, o que será realmente válido a partir do próximo domingo, e descreveu seus quatro anos na câmara alta americana como uma das maiores honras de sua vida.

EFE |

"Foi uma dos maiores honras e privilégios da minha vida ter servido ao povo de Illinois no Senado dos EUA", disse Obama em comunicado.

Obama, que iniciou seu primeiro mandato de seis anos no Senado ao vencer em 2004, destacou as histórias de "homens e mulheres que tomaram diferentes caminhos, mas que compartilham esperanças para o futuro de seus filhos".

"São essas famílias de Illinois e suas histórias as que permanecerão comigo quando eu deixar o Senado e enquanto início a difícil tarefa de cumprir com as esperanças e sonhos comuns de todos os americanos", disse.

Obama também conseguiu a reeleição como senador por Illinois e, por lei estatal, o governador do estado, o democrata Rod Blagojevich, terá que escolher seu sucessor no cargo.

Entre os nomes especulados para substituí-lo está a advogada Valerie Jarrett, assessora e membro da equipe de transição de Obama.

EFE mp/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG