Obama reitera compromisso com segurança de Israel

Presidente dos EUA afirmou que busca um projeto de paz duradoura no Oriente Médio

EFE |

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou nesta segunda-feira ao ministro de Defesa israelense, Ehud Barak, o "compromisso inquebrantável" de seu governo com a segurança de Israel, apesar das recentes tensões entre os dois países.

Obama presidiu nesta segunda uma reunião entre seu conselheiro de Segurança Nacional, James Jones, e Barak na Casa Branca, informou seu porta-voz Robert Gibbs.

Na reunião com Jones e Barak, segundo Gibbs, Obama reiterou seu compromisso com a conquista de uma paz duradoura no Oriente Médio, que inclua a criação de um Estado palestino e com a segurança de Israel.

Os dois dirigentes abordaram também as ameaças contra a segurança regional, indicou Gibbs, em uma aparente alusão ao programa nuclear iraniano, contra o qual os EUA buscam a imposição de novas sanções no Conselho de Segurança da ONU.

A conversa aconteceu depois de Israel ter anunciado também nesta segunda-feira o congelamento da construção de novos assentamentos no território ocupado de Jerusalém Oriental.

A construção de assentamentos israelenses na região tinha sido a principal causa das tensões entre os dois governos, depois que Israel ignorou os pedidos de Washington para que a paralisasse e anunciou a construção de novas casas durante uma visita do vice-presidente dos EUA, Joseph Biden, ao país, em março.

    Leia tudo sobre: Barack ObamaEstados UnidosOriente MédioIsrael

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG