Obama reitera compromisso com Japão em aniversário de aliança

Washington, 19 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou hoje o compromisso inquebrantável de seu país com o Japão, no aniversário de 50 anos do tratado de cooperação e segurança entre os dois países.

EFE |

Obama lembrou em comunicado que esta aliança "contribuiu para a prosperidade, a paz e a liberdade de uma maneira sem precedentes" para os dois países, e foi responsável por "benefícios extraordinários para toda a região da Ásia Pacífico".

O 50º aniversário do tratado, o eixo da política americana em direção ao Extremo Oriente, chega num momento no qual os dois países mantêm uma disputa sobre o futuro da base aérea americana de Futenma, na ilha de Okinawa.

Um acordo assinado em 2006 prevê a mudança de Futenma, atualmente em pleno centro da cidade mais povoada de Okinawa, a uma área muito mais afastada.

O Governo do primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, indicou que decidirá em maio sobre a mudança de Futenma, mas durante sua campanha eleitoral, na qual prometeu uma relação de maior independência em relação a Washington, se declarou disposto a retirar a base da ilha.

Já os Estados Unidos dizem que o acordo de 2006 deve ser cumprido.

Em seu comunicado de hoje, Obama disse que os dois países devem se comprometer a renovar sua "aliança para o século XXI e realçar os laços de amizade e de propósitos comuns". EFE mv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG