Obama reenvia Biden à Europa para continuar com consultas com aliados

O presidente Barack Obama despacha outra vez para a Europa seu vice-presidente Joe Biden para continuar com as consultas com os aliados dos Estados Unidos quando se aproxima a hora de anunciar uma nova estratégia em relação ao Afeganistão.

AFP |

Biden viaja na segunda-feira para a Europa pela segundao vez em um mês, seguindo os passos da secretária de Estado Hillary Clinton que esteve no velho continente na semana passada.

Biden se reunirá com os membros do Conselho do Atlântico Norte, o órgão de decisão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que conta com representantes permanentes dos 26 Estados membros.

Manterá també conversações com o secretário geral da Aliançaa, Jaap de Hoop Scheffer, com altos dirigentes da União Europeia e dirigentes belgas.

O vice voltará a ouvir os aliados dos Estados Unidos, que contribuirão assim para a grande revisão da estratégia que Obama planeja para o Afeganistão.

Obama, que sempre se opôs à guerra no Iraque lançada por George W. Bush (2001-2009), acha que os Unidos deixaram de lado todos esses anos uma frente fundamental que é o Afeganistão e por isso anunciou o envio de 17.000 soldados extras até agosto próximo, assim como a retirada do grosso das tropas do Iraque até agosto de 2010.

Deve decidir agora se envia ainda mais reforços ao Afeganistão, como pediu seu comando militar.

lal/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG