êxito da escalada militar no Iraque - Mundo - iG" /

Obama reconhece êxito da escalada militar no Iraque

Washington, 4 set (EFE).- O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, um forte opositor à Guerra do Iraque, reconheceu hoje que a escalada militar realizada pelo Governo americano em janeiro de 2007 funcionou como ninguém podia esperar.

EFE |

Obama, que votou contra o aumento de tropas no Iraque, admitiu o "êxito" da operação militar no Iraque em uma entrevista ao jornalista Bill O'Reilly, da "Fox".

Esta é a primeira vez desde o começo da campanha eleitoral que Barack Obama oferece uma entrevista a esta emissora, que os democratas criticam por considerar que apóia os republicanos.

Na parte da entrevista exibida hoje, o jornalista pergunta ao candidato democrata sobre a "Guerra contra o Terror", o Irã, Iraque e Paquistão.

Durante a conversa, Bill O'Reilly pressiona Obama para que ele reconheça que se equivocou em 2007, quando votou contra o aumento das tropas no Iraque de 130.000 para 168.000 soldados.

Obama não admitiu que estava errado, mas reconheceu que "a escalada funcionou como ninguém podia esperar, e que o nível de violência caiu no Iraque".

No entanto, o candidato democrata defendeu sua decisão de se opor a esta escalada, porque "vínhamos de cinco anos de gestão desastrosa desta guerra". EFE pgp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG