Obama receberá Harper para debater economia, Afeganistão e clima

Washington, 7 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá em 16 de setembro com o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, para discutir temas bilaterais como a cooperação no Afeganistão e a cúpula do G20, informou hoje a Casa Branca.

EFE |

Ambos os líderes debaterão vários temas de interesse bilateral e global, como a cooperação em segurança, a recuperação da economia e a mudança climática, disse a Casa Branca num comunicado.

A situação no Afeganistão, onde o Canadá tem 2.500 soldados, será outro assunto abordado.

Devido à má imagem que a missão militar tem no Canadá, o Governo de Harper se comprometeu a retirar seus soldados do Afeganistão em 2011, embora também tenha prometido a reforçar o envio de tropas à região.

Desde 2002, 108 soldados e um diplomata canadenses morreram no país asiático. Nesse período, Ottawa reclamou várias vezes que outros membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estariam evitando o confronto com os insurgentes.

Em matéria econômica, os líderes discutirão a próxima cúpula do G20, que será realizada em 24 e 25 de setembro na cidade de Pittsburgh, no nordeste dos EUA.

O G20, que reúne as economias mais industrializadas do planeta e as principais potências em desenvolvimento, virou o principal fórum de coordenação de resposta à crise econômica mundial.

Integram o G20 a União Europeia (UE) e o G8 (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália, França e Rússia), além de Coreia do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Arábia Saudita, África do Sul e Turquia.

Da próxima reunião do grupo, também participará a Espanha, que, embora não seja membro do G20, foi formalmente convidada pelos EUA.

Obama e Harper também conversarão sobre a mudança climática e as energias limpas, de olho na convenção das Nações Unidas sobre o clima que acontecerá em dezembro, em Copenhague. EFE elv/fk/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG