Washington, 29 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebe hoje na Casa Branca seu colega colombiano, Álvaro Uribe, para tratar de uma ampla gama de assuntos da agenda bilateral, entre eles o Tratado de Livre-Comércio estagnado no Congresso.

Trata-se do primeiro encontro de ambos na Casa Branca, embora Obama e Uribe tenham se encontrado no dia 18 de abril durante a V Cúpula das Américas em Trinidad e Tobago.

A reunião bilateral acontece no Salão Oval e, segundo antecipou a Casa Branca, Obama se reunirá primeiro a sós com Uribe sem acesso à imprensa, e depois terão uma "reunião extensa", após a qual permitirão acesso aos jornalistas.

Prevê-se que os presidentes repassem assuntos da agenda bilateral, entre estes o espinhoso tema do Tratado de Livre-Comércio (TLC), assinado por ambos os países em novembro de 2006 e que permanece estagnado no Congresso devido a oposições dos democratas e pressões dos sindicatos por causa da situação laboral e de direitos humanos na Colômbia.

Durante a campanha eleitoral, Obama disse que se opunha à aprovação do TLC com a Colômbia enquanto persistisse a violência contra sindicalistas.

Uribe chegou a Washington na tarde do domingo, para uma viagem de trabalho de dois dias que incluirá a reunião com Obama, assim como com funcionários de alta categoria de seu Governo.

Posteriormente, Uribe viajará de Washington para o Panamá, para participar, da posse do presidente eleito desse país, Ricardo Martinelli Berrocal. EFE mp/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.