Obama recebe seu primeiro relatório de inteligência na 5a

WASHINGTON (Reuters) - Barack Obama vai ter seu primeiro relatório de inteligência na quinta-feira, para que o senador de primeiro mandato se prepare para lidar como presidente com os desafios de segurança. A informação é de autoridade dos EUA, que é próxima ao processo. O relatório será o mesmo entregue ao presidente George W. Bush.

Reuters |

O texto é mais detalhado do que o recebido por Obama e McCain como candidatos.

"Ele (Obama) vai ver todas as capacidades que temos para os Estados Unidos", disse o diretor da CIA, Michael Hayden, em uma carta aos seus funcionários.

Os presidentes dos Estados Unidos começam o dia com um resumo do desenvolvimento das atividades de inteligência, entregue pelo diretor da agência nacional de inteligência.

O atual diretor, Michael McConnell, vai lançar os relatórios de Obama e dois empregados da CIA vão ser os principais entregadores.

Entre as principais questões de segurança que Obama vai enfrentar, além das duas guerras, estão os protestos no Paquistão devido aos ataques na fronteira com o Afeganistão, as decisões sobre o futuro da base de Guantanamo e as ambições nucleares iranianas.

Além disso, a Rússia prometeu na quarta-feira colocar novos mísseis perto da fronteira com a Polônia, em desafio aos planos norte-americanos de alinhar um sistema de defesa contra mísseis na Polônia.

(Por Randall Mikkelsen)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG