Obama recebe relatórios de agências de segurança sobre tentativa de atentado

Washington, 31 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu hoje relatórios das agências de segurança do país sobre uma tentativa de ataque terrorista contra um avião comercial no dia do Natal, informou a Casa Branca.

EFE |

Obama, que está de férias com sua esposa e filhas no Havaí, falou com seu conselheiro de segurança nacional e antiterrorismo, John Brennan, e afirmou que deseja reunir-se pessoalmente com os responsáveis pelas agências de segurança quando retornar a Washington na próxima semana.

Além disso, o líder, que ordenou uma forte revisão dos procedimentos de vigilância, falou com a secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano.

Segundo as autoridades americanas, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, iniciou o processo para acionar uma mistura explosiva quando viajava de Amsterdã para Detroit em um avião comercial cerca de 300 pessoas a bordo.

O jornal "The Wall Street Journal" afirmou hoje que as investigações dos serviços de inteligência americanos encontraram contatos entre Abdulmutallab e um clérigo muçulmano, Anwar Al Awlaki, nascido nos EUA e supostamente vinculado a extremistas no Iêmen.

Obama tinha fixado um prazo até hoje para que os responsáveis de diferentes agências de inteligência, espionagem e segurança determinassem como foi possível que Abdulmutallab, que figurava em algumas listas como suspeito, entrasse em um avião comercial levando materiais explosivos. EFE jab/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG