Washington, 9 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro grego, Yorgos Papandreu, se reúnem nesta terça-feira na Casa Branca para analisar, entre outras coisas, a crise orçamentária do país europeu.

A reunião, quem previsão de duração de uma hora, começará por volta das 14h locais (16h de Brasília), e será realizada a portas fechadas, segundo a Casa Branca.

Os dois líderes abordarão, segundo o escritório de imprensa de Obama, "seu compromisso partilhado com a reforma financeira e a recuperação econômica".

Papandreu, que se encontra em Washington desde domingo, deve explicar a Obama as medidas que seu Governo se comprometeu a adotar para reduzir o déficit fiscal de seu país.

O primeiro-ministro grego já se reuniu na segunda-feira com a secretária de Estado, Hillary Clinton, que deu o apoio de seu Governo ao programa de recuperação da Grécia.

Por sua parte, o primeiro-ministro grego pediu aos EUA e à União Europeia que ponham freio à especulação mediante regras mais estritas nos mercados.

A Grécia registrou um déficit equivalente a 12,7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, e sua dívida supera 110% do PIB.

A Administração de Papandreu apresentou um plano para sanear as contas públicas, incluindo medidas drásticas para descer as despesas e elevar a arrecadação pública. EFE mv/fm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.