Obama recebe Peres na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniu nesta terça-feira com o presidente de Israel, Shimon Peres, na Casa Branca, apesar das divergências entre os dois países sobre o processo de paz no Oriente Médio e sobre como abordar a questão iraniana.

AFP |

Peres, o funcionário israelense de maior patente a ser recebido por Obama, vai à Casa Branca semanas antes da visita programada para o premier de Israel, Benjamin Netanyahu.

Consultado pela imprensa sobre as causas do fracasso da nova administração israelense nas negociações de paz com os palestinos, Peres afirmou que Netanyahu está avaliando os compromissos do "Mapa da Paz", promovido pelos Estados Unidos e que prevê dois Estados, israelense e palestino, convivendo pacificamente.

"Netanyahu já disse que acatará os compromissos do governo anterior", destacou Peres após o encontro com Obama. "O governo anterior já aceitou o Mapa da Paz - e nele está o projeto de uma solução que inclui a criação de dois Estados".

O político veterano também estimou que seria uma "grande coisa" se o projeto de Obama de manter um diálogo com o Irã desse algum tipo de resultado, apesar das reservas que isto provoca no governo israelense.

"Se uma das opções do presidente (Obama) é tentar um acordo (com o Irã), nós (...) o apoiaremos. Se tiver sucesso, será o melhor" para todos.

Obama convidou Netanyahu e os líderes palestinos e egípcios para uma reunião em Washington, dentro de algumas semanas.

Na véspera, o premier israelense defendeu o reinício das negociações de paz com os palestinos, com a imediata retomada do diálogo, sem condições.

"Acredito que podemos alcançar (a paz), mas é preciso renovar o enfoque", disse Netanyahu em Washington, durante a conferência anual sobre políticas do American Israel Public Affairs Committee.

"O novo enfoque que sugiro é uma estratégia de três frentes para a paz entre Israel e os palestinos: uma frente política, outra sobre segurança e uma econômica", revelou Netanyahu.

lc/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG