Obama recebe Gordon Brown hoje na Casa Branca

Washington, 3 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discutirá hoje a crise econômica e a guerra no Afeganistão com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, que será o primeiro líder europeu a ser recebido pelo novo Governo na Casa Branca.

EFE |

Os dois líderes almoçarão juntos e farão uma declaração conjunta.

Na quarta-feira, Brown fará seu primeiro discurso perante uma sessão geral do Congresso americano.

"Temos que atuar juntos para ajudar a estimular as economias do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes) e para garantir que existam mais regras financeiras mais adiante", afirmou na segunda-feira o porta-voz presidencial americano, Robert Gibbs, em coletiva de imprensa.

O Governo britânico, por sua parte, pretende que da cúpula do G20 surja um plano global de estímulo econômico, enquanto se avança na reorganização da regulação financeira e se dê mais dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial para ajudar países em desenvolvimento.

Obama e Brown também abordarão as prioridades da próxima cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que acontecerá em Estrasburgo e Kehl, e o futuro da missão no Afeganistão. EFE cma/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG