Aprovação da reforma da saúde responde aos sonhos de muitos - Mundo - iG" /

Obama: Aprovação da reforma da saúde responde aos sonhos de muitos

Washington, 21 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou neste domingo que a histórica aprovação na Câmara de Representantes (Deputados) da reforma do sistema de saúde responde aos sonhos de muitos.

EFE |

"O voto de hoje não foi fácil para muitos dos congressistas, mas é o voto correto. Esta noite nos elevamos acima da política... E demonstramos que somos capazes de fazer grandes coisas", disse, depois que a Câmara aprovou a medida em duas votações, por 219 contra 212 e por 220 contra 211.

O presidente americano, para o qual o voto de hoje representa um enorme triunfo após um ano de negociações, assegurou que "esta noite respondemos ao chamado da História".

"Não afastamos nossas responsabilidades, as abraçamos. Não nos acovardamos perante o futuro, lhe damos forma", declarou Obama, que antes de sua breve declaração, após a qual não aceitou perguntas, tinha ligado para a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, para felicitá-la.

O primeiro dos projetos de lei aprovado esta noite, que contém o grosso da reforma e que já recebeu o sim do Senado em dezembro do ano passado, passa agora a Obama para sua assinatura e conversão em lei.

O segundo irá para o Senado, que deve vê-lo esta semana e possivelmente votá-lo na sexta-feira ou no sábado.

A Casa Branca informou que Obama assinaria a lei esta terça-feira. O presidente deve se deslocar esta semana fora de Washington para promover a medida.

Segundo explicou o porta-voz presidencial, Robert Gibbs, Obama acompanhou a votação do salão Roosevelt da Casa Branca, em companhia de cerca de 40 funcionários.

Quando a reforma foi aprovada houve "vivas e aplausos" e "abraços generalizados", enquanto Obama cumprimentava seu chefe de Gabinete, Rahm Emanuel, segundo Gibbs. EFE mv/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG