de igual para igual - Mundo - iG" /

Obama quer relação com Rússia de igual para igual

O presidente americano, Barack Obama, declarou que sua intenção é desenvolver uma relação de igual para igual com a Rússia, em uma entrevista divulgada pela rede russa Vesti neste sábado.

AFP |

"Os Estados Unidos respeitam a Rússia, queremos construir uma relação de igual para igual", disse Obama, que visitará Moscou entre os dias 6 e 8 de julho.

Além disso, estimou que as relações russo-americanas "deixaram a desejar nos últimos anos".

Para Obama, "a Rússia é um grande país, com cultura e tradições extraordinárias. COntinua sendo um dos países mais poderosos do mundo, tem um potencial colossal para manter a estabilidade e a prosperidade da comunidade internacional".

Obama estimou que seu encontro o presidente russo, Dimitri Medvedev, e com o ex-presidente e atual primeiro-ministro Vladimir Putin ajudem a "compreender melhor as preocupações e a política" dos líderes russos.

"Espero também que cheguem à conclusão de que é possível trabalhar comigo de maneira eficaz", acrescentou.

Obama disse que Medvedev tem uma personalidade "profunda e progressista", e que "dirige com sucesso a Rússia no século XXI".

Sobre Putin, com quem nunca conversou, Obama disse que sua impressão é de que ele é "um líder muito forte do povo russo".

neo/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG