Obama quer divulgar memorandos da era Bush sobre interrogatórios

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quer publicar três memorandos da era Bush com detalhes dos métodos utilizados nos interrogatórios dos suspeitos de integrar a Al-Qaeda, informa a revista Newsweek.

AFP |

Os memorandos foram elaborados por advogados do Departamento de Justiça durante o primeiro mandato de George W. Bush. Caso sejam publicados será possível conhecer pela primeira vez os detalhes dos métodos de interrogatório a que eram submetidos os suspeitos de terrorismo.

"(Os memorandos) fornecem razões legais para exercer o 'submarino' (simulação de afogamento), as agressões e outros métodos brutais utilizados pela CIA", afirma a Newsweek.

Este seria o passo seguinte após a publicação no início do mês de nove memorandos da era Bush, com opiniões que serviram de fundamento jurídico aos métodos polêmicos.

Os nove documentos - o primeiro redigido após os ataques de 11 de setembro de 2001 e o último escrito nos meses seguintes à invasão do Iraque em março de 2003 - fornecem detalhes de como Bush atribuiu a si mesmo o poder sobre os suspeitos de terrorismo.

Os documentos foram divulgados após a promessa da administração de Obama de acabar com os controversos métodos de tortura, como o chamado submarino.

arb/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG