melhorar planos sobre guerra no Iraque - Mundo - iG" /

Obama quer melhorar planos sobre guerra no Iraque

O candidato democrata na disputa pela Casa Branca, Barack Obama, prometeu, nesta quinta-feira, melhorar seu apelo para a retirada das tropas do Iraque em 16 meses, após fazer uma viagem à zona de guerra, planejada para acontecer ainda em julho.

AFP |

Obama, que baseou sua campanha para as primárias na forte oposição à guerra do Iraque, afirmou que fará uma "cuidadosa avaliação" de suas políticas, depois de sua viagem, a primeira ao Iraque, em dois anos.

O senador por Illinois enfrentou uma forte pressão de seu adversário republicano, John McCain, sobre o Iraque, ao declarar que Obama deveria mudar seus planos e considerar os aparentes benefícios de segurança acarretados pela recente estratégia de aumento do número de tropas nesse país.

"Quando for ao Iraque e tiver a oportunidade de falar com alguns dos comandantes no terreno, estou certo de que terei mais informações e continuarei melhorando minhas políticas", admitiu Obama, citado pela emissora de televisão FOX News e pelo jornal "The New York Times".

"Sempre disse que o ritmo de retirada (de tropas) seria determinado segundo a segurança das nossas tropas e a necessidade de manter a estabilidade. Essa avaliação não mudou", completou.

O Comitê Nacional Republicano (RNC, sigla em inglês) reagiu, imediatamente, aos comentários de Obama, criticando que eram as últimas declarações de uma sucessão de mudanças de políticas desde que Obama derrotou sua rival Hillary Clinton na disputa interna democrata.

col/tt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG