Tamanho do texto

Washington, 4 ago (EFE).- O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, propôs hoje a venda de 70 milhões de barris de petróleo das reservas estratégicas dos Estados Unidos para fazer frente aos altos preços da gasolina.

"Deveríamos vender 70 milhões de barris de petróleo de nossa Reserva Estratégica de Petróleo (e substituí-los) por algo menos caro, o que no passado reduziu os preços da gasolina no prazo de duas semanas", disse hoje Obama durante um discurso em Lansing, Michigan.

O democrata disse ser a favor da venda de óleo leve das reservas e de sua posterior substituição por óleo pesado. O tipo leve é mais fácil de refinar para sua transformação em gasolina.

O senador por Illinois mencionou que, além de medidas de curto prazo como essa, é necessário adotar outras de longo prazo, como o desenvolvimento de energias alternativas.

Ele afirmou que os políticos americanos fracassaram, durante três décadas, na hora de fazer frente à crise energética e disse que seu adversário republicano, John McCain, faz parte desse fracasso.

Tanto Obama quanto McCain desenvolveram distintas propostas para reduzir a dependência dos EUA do petróleo estrangeiro.

O senador democrata desenhou um plano de dez anos que suporia investir US$ 150 bilhões em tecnologias de carvão não poluente, impulsionar os automóveis híbridos e distintas formas de energia renovável como a solar e a eólica.

O plano de McCain envolve a construção de 45 novas usinas nucleares e em impulsionar também os veículos híbridos e a energia hidrelétrica e solar.

Os dois candidatos se dizem a favor da redução do uso de combustíveis fósseis para combater a mudança climática.

O comitê de campanha de McCain afirmou hoje que recorrer às reservas estratégicas de petróleo não substitui um plano real para aumentar a oferta adicional de energia mediante novas perfurações e usando energia nuclear.

"A reserva estratégica de petróleo existe para garantir a segurança nacional dos EUA e não como uma estratégia eleitoral de Obama", disse em comunicado Tucker Bonds, porta-voz de McCain.

A Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA, criada pelo Congresso em meados da década dos 70 após o embargo petrolífero dos países árabes, abriga aproximadamente 706 milhões de barris de petróleo em vários depósitos subterrâneos no Texas e na Louisiana. EFE tb/ab/rr