Obama propõe regulação para emissão de poluentes dos carros

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs nesta terça-feira que a emissão de poluentes dos automóveis do país seja regulada, em uma tentativa de reduzir os gases causadores do efeito estufa e diminuir a dependência na importação de petróleo. A iniciativa faz parte de um plano mais completo para aumentar a regulação dos combustíveis para veículos de passeio, aumentando a pressão sobre as montadoras para que produzam carros e caminhões mais eficientes.

Reuters |

Obama disse na Casa Branca que o plano dará às montadoras novas diretrizes sobre a política regulatória do governo e permitirá que elas planejem melhor o futuro.

"O status quo não é mais aceitável", disse Obama. "Temos feito pouco para aumentar a eficiência energética dos carros e caminhões dos EUA há décadas".

A proposta exigirá que os veículos de passeio dos EUA tenham desempenho médio de 6,6 litros de gasolina a cada 100 quilômetros até 2016, economizando 1,8 bilhão de barris de petróleo.

Ela também prevê que a Agência de Proteção Ambiental regule as emissões de poluentes dos veículos pela primeira vez.

A proposta, se finalizada, resolverá também uma longa disputa entre a Califórnia e o governo federal sobre a tentativa do Estado de regularizar as emissões para reduzir o aquecimento global.

o governo Obama disse que a Califórnia deve ceder à nova política federal e que os processos sobre os esforços da Califórnia liderados pela indústria automotiva serão retirados.

(Reportagem de John Crawle)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG