Obama promete rapidez no combate à crise

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta sexta-feira que enfrentará a crise econômica de frente assim que assumir o cargo, e que ajudará a indústria automobilística americana a se adaptar à forte queda da demanda.

AFP |

Obama concedeu hoje sua primeira entrevista coletiva oficial desde que foi eleito, na terça-feira, num dia em que os mercados enfrentam as conseqüências de mais uma notícia ruim da economia americana, que perdeu 240.000 postos de trabalho em outubro.

"Dezenas de milhões de famílias estão lutando para encontrar um jeito de pagar as contas e ficar em suas casas", disse Obama aos repórteres em Chicago.

"As histórias dessas pessoas são uma lembrança urgente de que estamos enfrentando o maior desafio de nosso tempo. Teremos que agir com rapidez para solucionar isso".

"Não vai ser fácil sair sozinhos do buraco onde nos metemos. Mas os Estados Unidos são um país forte e resistente. Sei que conseguiremos se deixarmos o sectarismo e a política de lado e trabalhar juntos como uma nação", afirmou.

Além disso, Obama disse que considera "uma grande prioridade" que sua equipe de transição "trabalhe em mais opções de políticas para ajudar a indústria automobilística a se ajustar" à redução da demanda causada pela crise econômica.

"Decidi que a equipe de transição terá de trabalhar sobre novas medidas para ajudar a indústria de automóveis a se adaptar" à queda na demanda.

"A indústria automotora é a coluna vertebral da indústria americana e tem um papel fundamental em nossa tentativa de reduzir nossa dependência do petróleo estrangeiro", acrescentou.

Obama disse esperar que o "governo faça todo o possível para acelerar (a distribuição) a ajuda para a renovação dessa indústria já adotada pelo Congresso".

No início de setembro, o Congresso aprovou uma partida de 25 bilhões de dólares em empréstimos com juros baixos para que a indústria americana produza modelos mais econômicos e ecológicos.

cl/ap/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG