Obama promete promover processo de paz no Oriente Médio

Cairo - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu hoje fazer o possível para o processo de paz no Oriente Médio, e disse que o Egito será um parceiro americano nesse propósito.

EFE |

Obama, que chegou hoje ao Cairo para dirigir uma mensagem ao mundo muçulmano, apareceu ao lado do presidente egípcio, Hosni Mubarak, com quem se reuniu no Palácio Quba logo após chegar ao país.

"Estudamos a forma de avançar no processo de paz entre palestinos e israelenses", disse Obama aos fotógrafos e emissoras de TV que foram autorizados a registrar imagens dos dois líderes durante a reunião.

AFP

Presidente do Egito, Osni Mubarak recebe o colega Obama

"Vamos trabalhar como parceiros com os países da região para possibilitar que esses povos alcancem suas aspirações", disse Obama em sua breve declaração.

Já o presidente egípcio disse que tinha discutido com o governante americano vários temas da agenda internacional, incluindo o conflito entre israelenses e palestinos, no qual o Egito tem atuado como mediador.

"Analisamos vários temas sem reservas, e haverá novas conversas em breve entre nós e os Estados Unidos", acrescentou Mubarak, que disse ainda que conversou com Obama sobre o programa nuclear iraniano.

Egito e Arábia Saudita, os dois países árabes visitados agora por Obama, integram, junto com a Jordânia, a lista de países moderados no mundo árabe de aliados dos EUA.

Leia mais sobre: Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG