Obama promete pressionar Israel para que aceite Estado palestino

Washington, 1 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que insistirá para que Israel aceite a ideia de um Estado palestino como uma forma de conseguir a paz no Oriente Médio.

EFE |

Obama inicia amanhã uma viagem por essa região e a Europa que tem como objetivo uma maior aproximação com o mundo muçulmano, o que será destacado durante um discurso que pronunciará na quinta-feira no Cairo.

Em entrevista à "Rádio Pública Nacional" (NPR, na sigla em inglês), o presidente enfatizou a relação de aliado que os Estados Unidos mantêm com Israel.

No entanto, assinalou que insistirá em sua reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sobre a aceitação de um Estado palestino.

"Parte de ser um bom amigo é ser honesto. Acho que em alguns momentos não fomos honestos como devíamos sobre o fato de que a situação atual na região é profundamente negativa, não só para os interesses israelenses, mas também para os dos EUA", disse.

Acrescentou que a situação atual é insustentável para a segurança israelense e prometeu deixar claro durante sua viagem que os Estados Unidos cumprirão sua promessa de paz na região. EFE ojl/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG