Obama promete nova abordagem para o Irã

WASHINGTON (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo que vai adotar uma nova abordagem para o Irã, que irá enfatizar o respeito pelo povo iraniano e explicitar o que os EUA esperam dos líderes do país. O Irã será um de nossos maiores desafios, disse Obama em entrevista ao programa da rede ABC This Week with George Stephanopoulos.

Reuters |

Obama disse estar preocupado com o apoio da república islâmica ao grupo xiita libanês Hezbollah e com o programa nuclear iraniano, que ele disse poder desencadear uma corrida armamentista no Oriente Médio.

Mudando de tom em relação às políticas do presidente George W. Bush, Obama afirmou que irá buscar um envolvimento muito maior com o Irã.

"Vamos ter que adotar uma nova abordagem, e eu ressaltei minha crença de que o envolvimento é o caminho certo para começar", disse ele.

Obama, que assume como presidente no dia 20 de janeiro, disse que essa abordagem inclui "mandar um sinal de que respeitamos as aspirações do povo iraniano, mas de que também temos certas expectativas em termos de como um ator internacional age".

"Estamos fazendo preparativos para isso. Antecipamos que vamos ter que agir rápido nessa área", disse Obama.

Washington acusa Teerã de buscar armas nucleares, mas o Irã insiste que seu programa nuclear tem o objetivo pacífico de geração de energia.

Obama disse estar preparado para oferecer incentivos econômicos para que o Irã interrompa seu programa nuclear, mas também disse que sanções mais duras podem ser impostas se a oferta for recusada.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG