Obama promete ajuda a Dakota do Norte e Minnesota por inundações

O presidente Barack Obama se comprometeu neste sábado a fazer tudo que for necessário para ajudar as vítimas das inundações nos estado de Dakota do Norte e Minnesota (norte).

AFP |

"Continuarei monitorando a situação com cuidado", afirmou Obama em seu discurso semanal de rádio.

"Faremos tudo que for preciso fazer para coordenar as agências estatais e locais e as organizações sem fins lucrativos e os voluntários para ajudar nos esforços de resposta", acrescentou.

AP
AP
Árvores inundadas nos Estados Unidos


As autoridades expressaram sua preocupação com o destino de 30.000 pessoas que perderam seus lares em Dakota do Norte como resultado das piores inundações em mais de um século.

Centenas de residentes tiveram de ser evacuados da cidade de Fargo na noite de quinta-feira pela ameaça de uma inundação de proporções históricas causada por fissuras nas barreiras de contenção.

Os moradores de um bairro dessa cidade de 92.000 habitantes receberam a ordem de evacuação ante a cheia do Red River, um curso de água que atravessa o Canadá antes de servir de fronteira com Minnesota.

Milhares de voluntários encheram 2,5 milhões de sacos de areia para conter as águas, já que Fargo não conta com as proteções existentes nas cidades mais ao norte.

O Red River já provocou a evacuação de milhares de pessoas durante a grave inundação de 1997.

Obama declarou estado de catástrofe natural em 34 condados e duas reservas indígenas, e o conjunto do Estado foi colocado em estado de alerta.

Leia mais sobre: inundações

    Leia tudo sobre: eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG