Obama promete acabar com os orçamentos irresponsáveis

O presidente Barack Obama prometeu neste sábado que os orçamentos irresponsáveis são coisa do passado e anunciou ações decisivas para ajudar os Estados Unidos a sair da atual e pior crise de todos os tempos.

AFP |

Em seu programa de rádio semanal, Obama anunciou que seu governo herdou um déficit orçamentário de 1,3 trilhão de dólares assim como um procedimento orçamentário que classificou de "irresponsável já que é insustentável".

O presidente argumentou que, durante anos, Washington e Wall Street conduziram uma contabilidade enganosa para dissimular o verdadeiro custo dos programas.

"Este tipo de orçamentos irresponsáveis -e práticas indesculpáveis - são agora coisas do passado. Pela primeira vez em muitos anos, meu governo elaborou um orçamento que representa uma estimativa honesta de onde estamos e para onde necessitamos ir".

No mês passado, o governo de Obama revelou um plano orçamentário de 3,55 trilhões de dólares que cobre as reformas econômicas e de saúde, eduçaão e para enfrentar o aquecimento global.

Obama precisa cumprir uma promessa de campanha aumentando os impostos dos americanos que ganham mais de 250.000 dólares anuais, de 35% a 40%, com o que espera arrecadar 2 trilhões de dólares em dez anos.

Obama advertiu que não será fácil sair da crise, mas acrescentou: "Também creio que sairemos dela, que, se atuarmos rapidamente, com ousadia e responsabilidade, os Estados Unidos sairão mais fortes e prósperos do que eram antes", assegurou.

mk/rl/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG