longo prazo no plano de estímulo econômico - Mundo - iG" /

Obama prioriza ação de longo prazo no plano de estímulo econômico

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, priorizará em seu plano de estímulo econômico os projetos de criação de emprego em longo prazo, em detrimento das soluções de curto prazo, como o aumento do consumo das famílias americanas, declarou seu principal assessor econômico, neste domingo.

AFP |

No momento em que os Estados Unidos recebem 2009 com a perspectiva de uma taxa de desemprego perto de 10% e com medo de que o país mergulhe na recessão, Lawrence Summers explicou, em artigo publicado pelo "Washington Post", que a criação de 3 milhões de novos empregos será "o pilar" do plano de estímulo econômico de Obama.

"Quando o presidente eleito, Barack Obama, assumir suas funções, enfrentará as perspectivas econômicas mais pessimistas desde a Segunda Guerra Mundial", afirmou Summers, que deve assumir a direção do Conselho Econômico Nacional.

"Por mais difíceis que sejam essas condições, o governo de Obama também herda uma economia com um potencial imenso em médio e longo prazo", completou.

"Alguns dizem que, em vez de tentar criar empregos e investir ao mesmo tempo em nosso crescimento em longo prazo, deveríamos nos concentrar exclusivamente nas medidas de curto prazo para estimular o consumo", comentou.

Mas "é essa perspectiva que devemos rejeitar, se quisermos dar mais força à nossa classe média e à nossa economia em longo prazo", frisou.

ksh/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG