Obama prevê que Merkel vencerá eleições, diz revista

Berlim, 11 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está convencido de que a União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler alemã, Angela Merkel, será o partido mais votado da Alemanha nas próximas eleições gerais de setembro, antecipou hoje a revista Der Spiegel.

EFE |

Segundo a publicação, que sai à venda na segunda-feira, assim Obama afirmou a Merkel durante a recente visita desta a Washington, algo que incomodou o Partido Social-Democrata Alemão (SPD), que irá ao pleito com o ministro de Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, como candidato.

A "Der Spiegel" relata que, durante o encontro entre os dois líderes, Merkel comentou com o presidente americano que, nos próximos meses, devia se preparar para a campanha eleitoral.

"Mas já ganhou. Não entendo por que tem que se preocupar sempre com isso", respondeu Obama.

O diálogo, que segundo a revista foi captado pelas câmeras da rede da televisão pública alemã "ZDF", não foi transmitido, mas provocou "assombro" entre os social-democratas.

A publicação traz declarações de um colaborador de Steinmeier, de quem não cita detalhes, que afirma que Obama "não é nenhum profeta" e acrescenta que a decisão sobre quem será o próximo chanceler alemão corresponde aos "eleitores alemães".

Todas as pesquisas de intenções de voto para as próximas eleições de setembro dão como favorita a CDU de Merkel, que poderia conseguir a maioria absoluta no Parlamento caso se alie aos liberais do FDP e, assim, liquide a atual coalizão com os social-democratas.

Apesar das sombrias previsões para seu partido, o SPD insiste em que ainda é cedo para considerar as pesquisas e confiam em superar os resultados mais à frente. EFE nvm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG