Obama pressionará por acordo de paz no O.Médio em reuniões com líderes

Washington, 12 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pressionará a favor de um acordo de paz no Oriente Médio ao longo de uma série de reuniões que manterá com líderes da região nas próximas duas semanas, afirmou hoje a Casa Branca.

EFE |

Obama deve receber na Casa Branca na próxima segunda-feira o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que lidera uma coalizão de direita e que até agora não se pronunciou em público a favor de um Estado palestino.

No dia 26, dialogará com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e, no dia 28, verá o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em comunicado.

As reuniões fazem parte de uma série de encontros para tentar reativar as conversas de paz entre israelenses e palestinos.

No final de abril, Obama já tinha se reunido com o rei Abdullah II da Jordânia e, na semana passada, encontrou o presidente israelense, Shimon Peres.

Nas reuniões dos próximos dias, Obama abordará com cada um dos líderes as "vias nas quais os Estados Unidos podem fortalecer e aprofundar nossas alianças, assim como os passos que todas as partes deveriam adotar para contribuir à conquista da paz entre Israel e os palestinos, e entre Israel e os Estados árabes", disse Gibbs.

Em entrevista publicada na segunda-feira pelo jornal "The Times", o rei Abdullah da Jordânia afirmava que Obama abordaria os detalhes de um plano de paz para solucionar o conflito do Oriente Médio nas reuniões em Washington.

Obama deve se dirigir ao mundo islâmico em 4 de junho do Egito, após o qual, em julho ou agosto, acontceria uma conferência de paz com todas as partes em conflito.

O discurso, que cumpre uma promessa eleitoral de Obama, tem como objetivo explorar "como podemos trabalhar juntos para garantir a paz e a segurança de nossos filhos neste país e no mundo muçulmano", disse Gibbs, na semana passada. EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG