Obama pressiona representante de Comércio sobre tratado com Colômbia

Port of Spain, 18 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao representante de Comércio Exterior, Ron Kirk, para colaborar com as autoridades colombianas e resolver, assim, as pendências envolvendo o Tratado de Livre-Comércio (TLC) bilateral.

EFE |

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, explicou que Kirk, na sexta-feira, Kirk já se reuniu com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, e hoje se encontrou com o ministro das Finanças da Colômbia.

Gibbs explicou que Obama pediu ao representante que tente resolver com as autoridades colombianas "as preocupações que ficam, que afetam o presidente, sobre a violência aos líderes sindicais na Colômbia".

"Esperamos que esse diálogo continue e que possamos conseguir progressos nessas preocupações", afirmou o porta-voz da Casa Branca.

O conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Summers, afirmou que, devido ao fragilizado clima econômico atual, no qual se prevê que o comércio internacional caia 10%, "é terrivelmente importante que não haja movimentos em direção a medidas protecionistas".

Em dezembro de 2006, Colômbia e EUA assinaram um tratado que ainda deve ser aprovado pelo Congresso dos EUA. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG