Obama presidirá reunião do CS sobre não-proliferação de armas nucleares

Washington, 10 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, presidirá uma reunião no Conselho de Segurança da ONU no próximo dia 24, quando o órgão debaterá o desarmamento nuclear e não-proliferação, informou hoje a Casa Branca.

EFE |

A cúpula será a quinta na história da ONU que reunirá chefes de Estado e de Governo no Conselho de Segurança e a primeira a ser presidida por um americano, destacou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em sua entrevista coletiva diária.

O encontro acontecerá durante a visita que o presidente americano fará a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU, a primeira de seu mandato.

Segundo Gibbs, a reunião no CS acontecerá a pedido dos EUA, que em setembro exerce a Presidência rotativa do órgão.

Durante sua estada em Nova York, Obama também deverá pronunciar seu primeiro discurso numa Assembleia Geral das Nações Unidas e participar da cúpula sobre mudança climática organizada pelo secretário-geral da ONU, Bak Ki-moon.

Além disso, estará no tradicional almoço oferecido por Ban aos chefes de Estado e de Governo que vão à Assembleia e será o anfitrião de uma recepção americana aos líderes mundiais.

Em outro compromisso, Obama vai oferecer um almoço aos chefes de Estado e de Governo dos países subsaarianos, com os quais tratará da "construção de uma aliança para o século XXI que aumente o desenvolvimento social e econômico", destacou Gibbs.

As atividades do presidente americano em Nova York concluirão com uma reunião com os países que mais contribuem com efetivos para as operações de paz das Nações Unidas.

Depois de Nova York, o presidente americano vai seguir para Pittsburgh, onde participará da cúpula do G20 sobre a crise econômica mundial. EFE mv/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG