O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, está estudando as medidas do atual chefe de Estado, George W. Bush, sobre as perfurações petroleiras e as pesquisas de células-tronco, informou neste domingo a equipe de transição do novo presidente.

Esta iniciativa significa uma mudança importante depois de oito anos de administração Bush, inclusive se o novo gabinete vier a incluir rostos conhecidos, particularmente no Pentágono.

Enquanto Obama se prepara para a reunião com Bush nesta segunda-feira sobre a mudança climática, o chefe de sua equipe de transição John Podesta assinalou que o presidente eleito poderá rever alguns temas como a pesquisa de células-tronco e abrir novos campos para perfuração petroleira.

"Sobre a pesquisa de células-tronco e em vários temas vemos como a administraçao Bush reage energicamente, inclusive hoje, para fazer coisas que, na minha opinião, provavelmente não beneficiarão o país", assinalou Podesta ao canal Fox.

"Como candidato, o senador Obama afirmou que queria que se revisassem toda as ordens executivos de Bush, para decidir quais devem ser mantidas, quais devem ser revogadas e quais devem sofrer emendas", afirmou Podesta.

Segundo ele, as medidas da administração Bush que serão autorizadas se encontram a perfuração de petróleo e gás em Utah, e a pesquisa com células-tronco que o presidente limitou por considrar destruição da vida humana.

ksh/ksb/cn

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.