Obama pode nomear ex-senador George Mitchell como enviado ao O.Médio

Washington, 21 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pode nomear o ex-senador George Mitchell como enviado para o Oriente Médio, informaram hoje fontes do Governo.

EFE |

A nomeação de Mitchell será divulgada em breve, segundo fontes citadas por vários meios de comunicação que não quiseram se identificar.

A possível escolha do ex-senador como enviado especial para o Oriente Médio é vista como um sinal de que Obama se comprometerá com o processo de paz entre palestinos e israelenses, especialmente depois da ofensiva militar na Faixa de Gaza.

Mitchell, de 75 anos, fará parte da equipe da próxima secretária de Estado, Hilary Clinton, cuja nomeação foi confirmada pelo Senado.

O ex-senador teve um papel discreto, mas decisivo, nos anos 90, durante as negociações de paz entre protestantes e católicos na Irlanda do Norte, um dos conflitos mais sangrentos do século XX.

O ex-presidente dos EUA Bill Clinton o nomeou em 1996 como seu enviado pessoal para que intermediasse as conversas de paz na Irlanda do Norte, e ele conseguiu, junto com outros envolvidos, o acordo da Sexta-Feira Santa. EFE cae/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG