Obama: pleito regional é um grande passo para normalização do Iraque

Washington, 31 jan (EFE).- As eleições provinciais realizadas hoje no Iraque representam um grande passo no processo para que esse país se responsabilize por seu futuro, disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao parabenizar as autoridades e a população iraquiana pela bem-sucedida jornada eleitoral.

EFE |

Em comunicado, o presidente americano declarou que "milhões de iraquianos de cada grupo étnico e religioso foram às urnas em todo o país" para renovar as assembléias legislativas provinciais.

"É importante que as assembléias assumam suas funções, elejam novos governadores e comecem a trabalhar em benefício do povo iraquiano que as elegeu", acrescentou Obama.

O presidente lembrou que, durante o pleito no Iraque, "a Polícia e as forças militares contribuíram para segurança dos centros de votação e protegeram os eleitores".

Este "importante passo adiante deve dar continuidade ao processo para que os iraquianos assumam a responsabilidade de seu próprio futuro", afirmou o chefe de Estado, que parabenizou o povo iraquiano "pela realização destas significativas eleições provinciais".

Os EUA, acrescentou, "estão orgulhosos de ter fornecido assistência técnica" junto com a Organização das Nações Unidas (ONU) e outros órgãos internacionais à Comissão Eleitoral iraquiana, que "se comportou de maneira profissional sob difíceis circunstâncias".

EFE mv/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG