Obama planeja apresentar plano de paz para O.Médio, diz OLP

Ramala, 5 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve apresentar nos próximos meses um plano de paz para resolver o conflito palestino-israelense, revelou hoje o Departamento de Negociações da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

EFE |

A informação, confirmada pelo negociador-chefe da OLP, Saeb Erekat, também foi divulgada pelo jornal "Al-Hayam", próximo à Autoridade Nacional Palestina (ANP), mas nenhuma das fontes forneceu detalhes sobre o conteúdo da iniciativa.

Obama pronunciou ontem no Cairo um discurso qualificado de "histórico", no qual estendeu a mão ao mundo árabe e muçulmano e disse que a única solução para o conflito no Oriente Médio passa pela criação de um Estado palestino que conviva em paz com Israel.

Em sua recente reunião na Casa Branca com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Obama estipulou como prazo até o começo de julho para responder a uma série de questões relativas ao conflito, segundo fontes oficiais palestinas.

Obama insistiu em que Israel deve pôr fim aos assentamentos e garantir um Estado palestino viável.

Da mesma forma, o presidente dos Estados Unidos pediu a seu colega palestino, Mahmoud Abbas, em encontro em Washington, mais progressos para garantir a segurança nos territórios da ANP e evitar a "incitação" contra Israel. EFE nm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG