Obama pedirá ao Congresso fim da proibição sobre células-tronco

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu, nesta sexta-feira, que quer que o Congresso americano permita o financiamento federal para pesquisas com células-tronco e que reverta a proibição imposta pelo ainda presidente George W. Bush.

AFP |

Obama, que é favorável à pesquisa médica com células-tronco extraídas de embriões humanos, disse à emissora CNN que considera assinar um decreto para derrogar a medida de Bush.

"Mas me agrada a idéia de que os representantes do povo americano expressem suas opiniões em um tema como esse", afirmou Obama, preferindo um consenso "bipartidário" no Congresso que considere que essas pesquisas são éticas e podem salvar vidas.

Se os estudos puderem dar esperança a vítimas de doenças degenerativas como o mal de Parkinson, ou o de Alzheimer, "acho que envia uma mensagem poderosa", afirmou.

Ao bloquear o financiamento federal para essas pesquisas, Bush se uniu aos conservadores religiosos, que acreditam que os estudos com embriões destroem a vida humana em sua etapa mais primária de desenvolvimento.

jit/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG