aperfeiçoar os EUA - Mundo - iG" /

Obama pede união para aperfeiçoar os EUA

O presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama iniciou sua viagem de Filadélfia a Washington, onde ocorrerá a posse no dia 20 de janeiro, com um discurso no qual pediu união de todos. Acredito que nosso futuro é nossa escolha e se pudermos nos reconhecer nos outros e unir todos: democratas, republicanos, independentes, norte, sul, leste oeste, negros, brancos, latinos, asiáticos, nativos americanos, gays e heterossexuais e deficientes. Então isto não apenas restauraria a esperança e oportunidade onde são necessárias, mas talvez poderíamos aperfeiçoar nosso país no processo, afirmou.

BBC Brasil |

Pouco antes de embarcar no trem que o levará por uma viagem que refaz a viagem do presidente Abraham Lincoln no século 19, Obama pediu que todos os americanos construam um país melhor.

"Começando agora, vamos levar para nossas vidas o trabalho de aperfeiçoar nosso país. Vamos construir um governo que é responsável com o povo. Vamos aceitar nossas responsabilidades como cidadãos para manter nosso governo responsável."

AP
AP
Obama pede "nova declaração de independência"

"Vamos fazer nossa parte para reconstruir este país, vamos garantir que esta eleição não é o fim do que fazemos para mudar a América, mas apenas o começo", acrescentou.

O presidente eleito lembrou dos problemas dos Estados Unidos e afirmou que o país precisa adotar novas formas de pensamento.

"Nossos problemas podem ser novos, o que é preciso para superá-los não é. O que é preciso é a mesma perseverança e idealismo que nossos fundadores mostraram."
"O que é preciso é uma nova Declaração de Independência, não apenas em nosso país, mas em nossas vidas. Independência de ideologia e pensamento estreito, independência de preconceitos e intolerância, independência do egoísmo", disse.

Viagem histórica

Assim como Abraham Lincoln antes de assumir a presidência dos Estados Unidos, a viagem de Barack Obama começou em Filadélfia, onde o presidente eleito, seguranças e um grupo da imprensa embarcaram em um trem de 80 anos de idade.

A viagem segue para Claymont, Delaware, onde o trem passará lentamente para que Obama possa acenar para o público. A parada será em Wilmington, para que o vice-presidente eleito Joe Biden e sua família se juntem à viagem.

Outra parada também está planejada para Baltimore, Maryland, onde Obama deve fazer um discurso para 100 mil pessoas.

Ainda sábado, a viagem deve chegar à Washington, onde, na terça-feira, Obama fará o juramento da posse. Antes da posse, uma série de eventos deverá iniciar as comemorações.

No domingo Obama participará, junto com celebridades e cantores, de um concerto no Lincoln Memorial.

Na segunda-feira, o feriado de Martin Luther King, Obama, Biden e suas famílias participarão de atividades que visam encorajar cidadãos a ajudarem suas comunidades, em Washington.

Leia mais sobre: posse de Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG